Inovação
A promoção da inovação, do empreendimento e da transformação digital no contexto da Conferência Ibero-Americana é realizada transversalmente no âmbito da Cooperação Ibero-Americana e, ao mesmo tempo, tem a oportunidade de promover alianças eficazes com os actores ligados à Conferência: governos nacionais, cidades, universidades, parlamentos, sociedade civil e o sector privado.
A este respeito, desde a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) temos uma vasta gama de trabalho com iniciativas próprias que vão desde a Inovação Pública, passando pelo desenvolvimento do Quarto Setor, até à Inovação Aberta e Inovação Cidadã, sem deixar de lado a agenda digital Ibero-Americana.
Áreas de trabalho
A partir da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) promovemos a Inovação Cidadã nos 22 países da Ibero-América, um espaço único numa organização internacional desde o qual trabalhamos de uma forma aberta e colaborativa com os cidadãos.
Assim, a Conferência Ibero-Americana promove iniciativas cidadãs com soluções inovadoras que surgem da inteligência colectiva, tais como os Laboratórios de Inovação Cidadã, projectos que promovem a resolução de problemas sociais com tecnologias e metodologias abertas (digitais, sociais, ancestrais), através do envolvimento da comunidade interessada, que se torna protagonista e produtora das suas próprias soluções.
A inovação pública actual, e mais ainda a que visa o desenvolvimento sustentável, só pode ser entendida em colaboração entre instituições públicas juntamente com uma cidadania activa, e organizações de diferentes sectores da sociedade. Tal como estabelecido no ODS 17, o desenvolvimento sustentável requer alianças entre diferentes sectores, construídas sobre princípios e valores, uma visão e objetivos partilhados, que colocam a cidadania no centro e são necessários a nível global, regional, nacional e local.
A partir da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), o nosso objetivo é tornar visível e partilhar as experiências no sector com base em casos reais para criar um marco na Inovação Pública, bem como propor e co-desenhar linhas futuras e converter estes casos em escaláveis e replicáveis nos países ibero-imericanos. É neste contexto que se realiza a Semana da Inovação Pública, um evento que se repetirá todos os anos a partir de 2020.
As micro, pequenas e médias empresas constituem 99% do tecido produtivo ibero-americano e 70% do emprego. Facilitar e acompanhar a transformação digital das P&ME é um dos objetivos dos governos e das câmaras empresariais para melhorar a produtividade e a competitividade.
Para as P&ME, a transformação digital é também uma oportunidade para o desenvolvimento de novas empresas tecnológicas e para a expansão de P&ME dinâmicas e intensivas em conhecimento que procuram adaptar-se ao novo cliente digital. É o fenómeno que mais tem acelerado no contexto da pandemia. A urgência do momento impulsionou o teletrabalho, o comércio electrónico e a digitalização da gestão e da produção. Torna-se fundamental garantir o acesso das P&MEs a partir da concepção e implementação de políticas de apoio.
A partir da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), em aliança com outras organizações, desenvolvemos relatórios e documentos de recomendações para melhorar a sinergia das políticas públicas de transformação digital das P&MEs na Ibero-América e para apoiar o desenvolvimento industrial na região. Para o efeito, realizamos várias iniciativas e eventos de cooperação com especialistas.
Um ecossistema que combina o melhor dos três sectores tradicionais (privado, público e sem fins lucrativos) para desenvolver empresas que sejam economicamente viáveis e contribuam para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDA) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Desde a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), promovemos a inovação aberta através da geração de relatórios e recomendações decorrentes da formação de um Grupo de Trabalho em conjunto com o Conselho Empresarial Ibero-Americano (CEIB) e as principais empresas ibero-americanas em inovação aberta.
Fortalecemos e encorajamos a interligação de ecossistemas empresariais através do desenvolvimento de programas de cooperação entre países que procuram promover o trabalho de incubadoras, aceleradores e outros meios de inovação de atenção direta aos empreendedores.
Atualidade
-
O Concurso Vida Urbana premia três projetos de mobilidade baixa em carbono
No passado dia 10 de dezembro foi realizado o evento de premiação no qual se…
-
Aberta convocatória para colaborar no LABIC é sobre saúde e bem-estar em idosos
O objeto desta convocatória é a seleção de um máximo de 30 pessoas para desenvolver…
-
Labic Uruguai convida a desenvolver propostas sobre acessibilidade e sustentabilidade
O Laboratório de Inovação Cidadã do Uruguai abre convocatória para até um máximo de 30…
-
Campo Conecta: Inovação no campo para avançar na promoção da segurança alimentar na Ibero-América
Campo Conecta é um dos seis projetos impulsionados pela SEGIB durante o Laboratório de Inovação…
-
LABIC abre chamada para projetos de inovação em matéria de acessibilidade e sustentabilidade no Uruguai
• As propostas selecionadas serão desenvolvidas no Laboratório de Inovação Cidadã que será realizado entre…
-
A SEGIB financia seis projetos de cooperação para melhorar coletivos em situação de vulnerabilidade
A convocatória, aberta entre 22 de setembro e 25 de outubro, foi dirigida aos Programas,…
-
A SEGIB publica um relatório sobre Iniciativas públicas de fomento à inovação aberta
O estudo, elaborado pela Secretaria-Geral Ibero-americana e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para…
-
6 projetos para avançar em segurança alimentar durante o Laboratório de Inovação Cidadã do Peru
Os Laboratórios de Inovação Cidadã (LABIC) são espaços criados para experimentar, sistematizar e acelerar propostas…
-
Começou a segunda fase da Agenda Ibero-americana de Inovação Pública
Na semana de 2 a 6 de outubro, na cidade de San José da Costa…